Skip to content

Custo de Oportunidade

junho 19, 2007

EscolhasNo primeiro semestre da faculdade, na aula de Teoria Econômica, conheci um termo muito interessante, daqueles que você aprende e não esquece mais: Custo de Oportunidade.

Vários livros relacionam o Custo de Oportunidade como o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. Ligado especialmente à Economia, significa que você contabiliza o valor de uma escolha dependendo daquilo que você deixou de escolher.

Um dos exemplos mais comuns relacionado às escolhas econômicas fala sobre uma cidade e um terreno público vazio. Essa cidade pode escolher construir um hospital nesse terreno, mas, ao fazer isso, estará renunciando à construção de um centro esportivo, de uma escola nova, etc. O custo de construir o hospital é o custo desse hospital mais o custo de se deixar de construir as outras coisas.

Mas não é só na economia que podemos usar essa teoria. A aplicação mais certeira dela, pra mim, se dá no social. Cada decisão que tomamos implica na renúncia de outra escolha. Não é assim com tudo na vida?

Pense no seguinte: um final de semana de sol no final do semestre da faculdade. É dezembro e seus amigos chamaram para a praia. Mas na segunda-feira você precisa entregar um trabalho que vai salvar sua nota em uma das cadeiras. O que você faz?

Se você escolheu uma das duas opções rápido e sem pensar duas vezes, então o seu custo de oportunidade para escolhê-la é baixo. Baixo porque renunciar à outra hipótese não foi difícil, uma tem muito mais importância para você que a outra.

No entanto, se as duas hipóteses são páreo duro, o custo de escolher uma delas é alto, pois renunciar à outra não foi tão fácil assim.

Sempre que me vejo diante de uma decisão, penso no Custo de Oportunidade. Afinal, é colocando as opções na balança que enxergo qual é a melhor escolher.

Anúncios
5 Comentários
  1. Patrícia Miranda permalink

    JotaKa … só não sei seu nome …

    Muito, MUITO OBRIGADA mesmo !!!

    Após alguns … muitos … anos sem saber que carreira seguir … e foram muitas as Faculdades não concluídas … acabei aterrissando na SKY – Teresópolis, com Auxiliar Administrativa …

    O que sempre pensei ser coisa de CARETAS … um verdadeiro TÉDIO … trabalhar numa Área … considerada por mim … BUROCRÁTICA …

    Me SURPREENDI com a DESCOBERTA de uma CARREIRA tão DESAFIADORA … ESTIMULANTE … que se RENOVA à cada DIA … sei que estou apenas no INÍCIO … mas APAIXONADA … e porque não dizer AMANDO …

    Na VIDA … nada … NADA MESMO É POR ACASO … somente AGORA … MINHA HORA chegou … e não vou desperdiça-la … NÃO DESTA VEZ !!!

    Acabei em ADM … por causa da minha ” CHEFA ” & AMIGA … que EXIGIU o meu INGRESSO …

    Passado esse início … encontro-me mais calma … ESTUDANDO & PESQUISANDO muito … daí tê-la encontrado … ” Santo Google ” …

    Sua DEFINIÇÃO sobre Custo de Oportunidade foi PERFEITA … era o que FALTAVA às minha anotações …

    Sou ADM na FESO … em Teresópolis … Região Serrana do Rio de Janeiro … “CALOURA” … curso MICROECONOMIA … com Professor Elias de Lemos … MARAVILHOSO … que tem por METODOLOGIA … INSTIGAR o aluno … o que comigo tem funcionado muito bem … sempre volto à casa … SEDENTA por INFORMAÇÕES … me preparando ANTERIORMENTE às aulas !!!

    Como é MARAVILHOSA … a DESCOBERTA !!!

    Muito … MUITO OBRIGADA … pelo seu SITE … desde já … saibas … que lhe visitarei com mais fequência …

    Beijocas Mil, de uma Futura Administradora:

    Patrícia Miranda
    Setor Administrativo
    SKY – tv é isso
    (21) 2642-1020 / 3642-3474

    e-mail: thaidhai@gmail.com

  2. fabyberga permalink

    nuss muito boa a aplicaçao deu para intender direitinho melhor q a d meu professor =) agora tbm to triste que sei q errei a questao que ra o seguinte
    um rapaz empresta dinheiro a seu amigo todos os meses sem cobrar juros, ele tem Custo de Oportunidade se positivo qual valor??? so depois da sua explicaçao soube reponder a essa pergunta
    fabiana

  3. Parabéns pelo artigo.. estou cursando uma cadeira de economia e só consegui a resposta das minhas duvidas aqui.

    valeu

  4. Muito lúdico seu artigo Karen!

    Coloco o custo de oportunidade junto com a oferta e a demanda como os conceitos mais importantes dentro da economia, sendo o mais incrível que ambos podem ser usados em qualquer situação fora do cenário empresarial.

    abração!

  5. Leonardo Russo permalink

    Uhull! Agora eu entendi esse conceito, valeu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: