Skip to content

Custo de Oportunidade

junho 19, 2007

EscolhasNo primeiro semestre da faculdade, na aula de Teoria Econômica, conheci um termo muito interessante, daqueles que você aprende e não esquece mais: Custo de Oportunidade.

Vários livros relacionam o Custo de Oportunidade como o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. Ligado especialmente à Economia, significa que você contabiliza o valor de uma escolha dependendo daquilo que você deixou de escolher.

Um dos exemplos mais comuns relacionado às escolhas econômicas fala sobre uma cidade e um terreno público vazio. Essa cidade pode escolher construir um hospital nesse terreno, mas, ao fazer isso, estará renunciando à construção de um centro esportivo, de uma escola nova, etc. O custo de construir o hospital é o custo desse hospital mais o custo de se deixar de construir as outras coisas.

Mas não é só na economia que podemos usar essa teoria. A aplicação mais certeira dela, pra mim, se dá no social. Cada decisão que tomamos implica na renúncia de outra escolha. Não é assim com tudo na vida?

Pense no seguinte: um final de semana de sol no final do semestre da faculdade. É dezembro e seus amigos chamaram para a praia. Mas na segunda-feira você precisa entregar um trabalho que vai salvar sua nota em uma das cadeiras. O que você faz?

Se você escolheu uma das duas opções rápido e sem pensar duas vezes, então o seu custo de oportunidade para escolhê-la é baixo. Baixo porque renunciar à outra hipótese não foi difícil, uma tem muito mais importância para você que a outra.

No entanto, se as duas hipóteses são páreo duro, o custo de escolher uma delas é alto, pois renunciar à outra não foi tão fácil assim.

Sempre que me vejo diante de uma decisão, penso no Custo de Oportunidade. Afinal, é colocando as opções na balança que enxergo qual é a melhor escolher.

5 Comentários
  1. Patrícia Miranda permalink

    JotaKa … só não sei seu nome …

    Muito, MUITO OBRIGADA mesmo !!!

    Após alguns … muitos … anos sem saber que carreira seguir … e foram muitas as Faculdades não concluídas … acabei aterrissando na SKY – Teresópolis, com Auxiliar Administrativa …

    O que sempre pensei ser coisa de CARETAS … um verdadeiro TÉDIO … trabalhar numa Área … considerada por mim … BUROCRÁTICA …

    Me SURPREENDI com a DESCOBERTA de uma CARREIRA tão DESAFIADORA … ESTIMULANTE … que se RENOVA à cada DIA … sei que estou apenas no INÍCIO … mas APAIXONADA … e porque não dizer AMANDO …

    Na VIDA … nada … NADA MESMO É POR ACASO … somente AGORA … MINHA HORA chegou … e não vou desperdiça-la … NÃO DESTA VEZ !!!

    Acabei em ADM … por causa da minha ” CHEFA ” & AMIGA … que EXIGIU o meu INGRESSO …

    Passado esse início … encontro-me mais calma … ESTUDANDO & PESQUISANDO muito … daí tê-la encontrado … ” Santo Google ” …

    Sua DEFINIÇÃO sobre Custo de Oportunidade foi PERFEITA … era o que FALTAVA às minha anotações …

    Sou ADM na FESO … em Teresópolis … Região Serrana do Rio de Janeiro … “CALOURA” … curso MICROECONOMIA … com Professor Elias de Lemos … MARAVILHOSO … que tem por METODOLOGIA … INSTIGAR o aluno … o que comigo tem funcionado muito bem … sempre volto à casa … SEDENTA por INFORMAÇÕES … me preparando ANTERIORMENTE às aulas !!!

    Como é MARAVILHOSA … a DESCOBERTA !!!

    Muito … MUITO OBRIGADA … pelo seu SITE … desde já … saibas … que lhe visitarei com mais fequência …

    Beijocas Mil, de uma Futura Administradora:

    Patrícia Miranda
    Setor Administrativo
    SKY – tv é isso
    (21) 2642-1020 / 3642-3474

    e-mail: thaidhai@gmail.com

  2. fabyberga permalink

    nuss muito boa a aplicaçao deu para intender direitinho melhor q a d meu professor =) agora tbm to triste que sei q errei a questao que ra o seguinte
    um rapaz empresta dinheiro a seu amigo todos os meses sem cobrar juros, ele tem Custo de Oportunidade se positivo qual valor??? so depois da sua explicaçao soube reponder a essa pergunta
    fabiana

  3. Parabéns pelo artigo.. estou cursando uma cadeira de economia e só consegui a resposta das minhas duvidas aqui.

    valeu

  4. Muito lúdico seu artigo Karen!

    Coloco o custo de oportunidade junto com a oferta e a demanda como os conceitos mais importantes dentro da economia, sendo o mais incrível que ambos podem ser usados em qualquer situação fora do cenário empresarial.

    abração!

  5. Leonardo Russo permalink

    Uhull! Agora eu entendi esse conceito, valeu!

Deixe um comentário

