Skip to content

Autoconhecimento e Efetividade

julho 12, 2007

Há algum tempo venho procurando metodologias que me ajudem a maximizar os resultados que busco e, principalmente, otimizem meu tempo.

Um tempo atrás, em uma das minhas viagens exploratórias pela blogosfera, encontrei o Efetividade.net. Já havia lido alguma coisa sobre GTD, ou Getting Things Done, um método criado por David Allen para esse propósito. Esses dias, colocando a leitura do blog em dia, vi a promoção de aniversário do Efetividade.net. Já estava pensando em escrever sobre o tema por aqui, então a promoção tornou-se um bom incentivo.

Mesmo que eu não siga religiosamente o GTD, algumas dicas foram bastantes úteis e certamente já comecei a aplicá-las. No começo do ano passado, ao ver um vídeo com Peter Drucker na cadeira de Introdução às Ciências Administrativas, me deparei com algumas dicas que também foram importantes, pois tratam de autoconhecimento. De nada adianta tentar organizar sua vida sem conhecer como você funciona.

  1. Leitor ou ouvinte? Trabalhe isso.
    Você já pensou em como você presta mais atenção às coisas? Imagine-se em uma aula. Você consegue memorizar melhor ouvindo o professor ou anotando o que ele diz? Eu descobri que posso prestar atenção ao professor, mas, se não anotar palavras-chave ou pensamentos, na aula seguinte não lembrarei muito da matéria.
  2. Descubra seus pontos fortes e os explore.
    Sobre qual área você possui mais conhecimento? O que você pode acrescentar ao projeto/trabalho? Dedique-se a encontrar as suas características fortes e fracas, e descubra como explorar aquilo em que você é realmente bom.
  3. Determine prioridades.
    Uma técnica interessante de ser usada é a “Matriz do Tempo” (clique aqui para ver um exemplo). Acredito que urgência tem a ver com o tempo, e importância tem a ver com o objetivo. Depois de montar sua lista de coisas a fazer, tente encaixá-la nos quadrantes para conseguir enxergar as prioridades. Falarei mais sobre isso em outro post.
  4. Descubra o período que você trabalha melhor.
    É difícil poder escolher um período “batendo cartão”, mas é possível separar atividades para cada período específico. Não adianta tentar gastar seu tempo forçando-se para terminar alguma tarefa em um horário que você não “funciona” direito. Se você trabalha melhor pela manhã, coloque as atividades mais “pesadas” para a parte matutina, e etc.
  5. Comunicação é a chave.
    Ao descobrir e aplicar todos esses conceitos, divulgue-os. Não precisa ser em mídia de massa, mas tenha a certeza de que seus colegas sabem como você funciona e como você gosta de trabalhar. E vá além: pergunte como eles trabalham também.

Para atingir um objetivo, qualquer que seja ele, precisamos saber quais ferramentas temos à disposição. Você é sua maior ferramenta. Saber e entender como você funciona é o primeiro passo para utilizar qualquer metodologia e conquistar qualquer objetivo.

Anúncios
6 Comentários
  1. Gostei e vou começar a aplicar o GTD na minha vida. Espero ansiosa mais posts sobre o assunto! Beijos!

  2. Fabiano Shark permalink

    Meio óbvio, mas interessante. Gostei da dica 1. 😉

  3. Lais permalink

    Mesmo o obvio tem que ser dito para que haja a conscientização das pessoas. Principalmente no que diz respeito ao emocional pois ainda é um assunto mitificado e assustador.Quanto mais lido e ouvido, menos rejeição. Em todas as áreas da nossa vida, a efetividade e a evolução só se dará se primeiro nos conhecermos.
    Tenho dito……Parabéns!!!!!

Trackbacks & Pingbacks

  1. » Os primeiros 25 artigos da promoção de aniversário do Efetividade - Efetividade.net
  2. » Mais de 50 artigos inscritos na promoção de aniversário - Efetividade.net
  3. » Os ganhadores da promoção de aniversário do Efetividade.net - Efetividade.net

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: