Skip to content

GTD: qual sistema utilizar?

setembro 6, 2009

O que é interessante no método GTD é que você pode utilizá-lo para organizar um armário da mesma forma como pode utilizá-lo para organizar toda a sua vida. Cada pessoa que lê o livro  (ou aprende sobre o método) busca uma maneira própria para iniciar essa primeira parte do que é o GTD.

Essa parte de colocar tudo no papel parece, num primeiro momento, quase impossível. Na primeira vez que li, lembro de pensar “Ok, então vou parar tudo por uma semana só para colocar tudo no papel. Aham, com certeza”. Mas não é assim, é muito mais simples que parece.

Cada um faz de um jeito, e eu vou deixar a dica de uma coisa que praticamente mudou minha vida: o mapa mental. Mapas Mentais – ou Mind Maps – são uma forma visual de conseguir descrever “coisas”. Eu uso para montar estruturas de projetos no trabalho, para fazer listas de coisas a fazer, para fazer brainstorm. Enfim, hoje é uma ferramenta indispensável.

mapa

Exemplo de mapa mental

Como se utiliza um mapa mental?
Primeiro, no centro, você escreve o tema central. Depois você insere os tópicos e, dentro deles, os subtópicos. É bem simples e bem visual, mas o melhor é que, utilizando um programa de mapas mentais, você coloca a informação “no papel” de forma bastante dinâmica.

Eu criei um mapa chamado “Objetivos”. Os tópicos são as macro-áreas da minha vida: Educação, Empresa, Família, Saúde, Projetos, Cultura, entre outros. Dentro deles, criei subtópicos (que podem, também, ter mais subtópicos). Em Educação, por exemplo, tenho subtópicos para a faculdade, línguas estrangeiras, cursos, e dentro deles tenho os objetivos descritos.

Você não precisa entrar, ainda em um alto nível de detalhamento. No tópico Projetos coloquei algumas coisas que pretendo um dia fazer, mas que ainda são apenas ideias soltas. Alguns desses subtópicos se tornarão depois um mapa novo, com as ações a serem tomadas.

Deepak Chopra, GTD e Mapas Mentais
Talvez você já tenha notado, talvez não, mas meus objetivos com esse blog e com esse método vão além da simples organização pessoal. Como disse antes, a verdade é que não é a falta de organização que me consome, mas a quantidade de informações que toma conta das nossas mentes.

E o que Deepak Chopra tem a ver com GTD? Bom, tudo está interligado. Fala-se no “Segredo”, no pensamento positivo, no auto-conhecimento. Colocar no papel quais são seus objetivos tem tudo a ver com isso: visualizar aquilo que você quer alcançar, liberar sua mente, conseguir determinar o ponto que você quer chegar, ajudar seu inconsciente a ajudar você.

E, quando vi essa matéria sobre a visita do Deepak Chopra ao Brasil, fiquei bem feliz. Imagino que esteja no caminho certo. É bem similar ao que fiz, mas não exatamente igual. Sugiro que você dê uma olhada no vídeo e faça também. Como não consegui colocar o vídeo aqui, eis o link: Podcast Faça seu Mapa da Mente

Programas, sites e indicações relacionadas a Mapas Mentais
Não encontrei ferramenta gratuita online em português para fazer mapas mentais. Desenvolvedores brasileiros, uni-vos para criar algo!

Mind Meister
Ferramenta Até pouco tempo, era possível utilizar até 6 mapas simultaneamente. Agora diminuíram para 3, mas ainda sim é uma ótima ferramenta. É bastante intuitiva, possui ótimos recursos gráficos e liberdade para criar.

Outras ferramentas online: Mindomo e Mind42

Free Mind
Software gratuito para criar mapas mentais. É uma boa alternativa, e pode ser baixado em português.

MindManager
Software proprietário (precisa pagar para usar). É a mais completa e popular ferramenta de mapas mentais, mas o custo inviabiliza o uso doméstico.

Templates para Mapas Mentais / Mind Maps
Para quem é fã do papel e caneta, alguns mapas prontos para baixar e completar.

Anúncios

From → GTD

3 Comentários
  1. nossa! legal! =D pq não encontrei isso antes? vou ter q ler melhor amanhã!

  2. Nossa! Era isso que eu tava precisando, Ka…
    Beijão

  3. Lais permalink

    Estou utilizando bastante com meus pacientes.
    Assim, também, vou aprendendo. Vou continuar pesquisando.
    Obrigada, bjin.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: